De maneira simples e prática. Sublimação é um fenômeno físico-químico que consiste na passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado gasoso sem passar pelo estado líquido.
Imagine um gelo colocado no asfalto, agora imagine que esse cubo de gelo não derreta com o calor, ele apenas evapore. Pois bem, isso é o que acontece com a sublimação.
A tinta sublimática, impressa em papel sublimático, sai de seu estado sólido, evapora e pega na superfície que está para ser estampada, seja ela plana, cônica ou cilindra.
É bom salientar que para que a sublimação ocorra, além dos itens já citados, são necessários algumas outras observações.
Por exemplo: você não pode pegar uma caneca comum e tentar fazer tal processo, pois a tinta após evaporar, não grudará na superfície.
Todo produto que será estampado tem que ser previamente preparado. Para isso existem lojas especializadas que já vendem tais produtos (canecas, camisetas, azulejos...).
Comentários
Postar um comentário